Características da Cumaru
A árvore pode atingir 30 metros de altura. Seu fruto é uma vagem drupácea, monospérmica, com polpa fibrosa e esponjosa, comestível. A semente desse fruto, conhecida como fava-de-cumaru [3] ou fava tonka contém cumarina, substância dotada de vários usos medicinais e também usada em perfumaria como um sucedâneo da baunilha para aromatizar tabaco e rapé e para extração de óleo.
Seu valor comercial se dá pela utilização da sua madeira e suas sementes aromáticas.
O cumaru é nativo do Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Ilhas Seychelles e Suriname. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Pará, de resultado revelado pela Agência Pará, uma substância presente no cumaru, ao ser aplicada de forma intravenosa, induz as células-tronco, responsáveis pela produção de neurônios, a formarem novos neurônios.
Essencial para Decks de Madeira
Esse tipo de madeira é escolhido para a construção de decks dos mais variados estilos. Além de madeira para decks, a madeira cumaru também pode ser usada em paredes e fachadas e para jardinagem, paisagismo e decoração em geral. As vantagens do uso de madeira cumaru como madeira para decks são:
- Padrão luxo (madeira nobre);
- Alta qualidade;
- Alta durabilidade (alguns decks feitos com esse modelo de madeira chegam a durar 100 anos!);
- Resistência (contra diversos insetos como o cupim, brocas e fungos responsáveis por possíveis apodrecimentos);
- Fácil acabamento;
- Isolamento de calor;
- Ótimo custo × benefício.
A madeira cumaru tem tonalidade castanha, com pigmentos amarelados, podendo contribuir para a coloração do seu deck.